quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Poluição visual e degradação da cidade





 A poluição visual que alcançou os centrou urbanos tomou uma dimensão drástica: são inúmeros "outdoors", grafites, pichações, fios de eletricidade e propagandas. Esse excesso de comunicação visual desvaloriza e degrada intensamente nossas cidades.


O problema não é a existência da propaganda em si, mas, sim, o seu descontrole. As empresas recorrem ao apelo publicitário tentando impulsionar as vendas de seus produtos a qualquer custo, sem preocuparem-se com o bem-estar urbano e, muito menos, com a poluição visual.



Um grande exemplo para outros estados é São Paulo, que proibiu por lei a afixação de "outdoors" e cartazes. Medidas como essa são necessárias e urgentes, pois quando somos bombardeados e disputados pela atenção às propagandas, perdemos nossa cidadania ( no sentido de que somos participantes da dinâmica da cidade) e passamos a ser apenas espectadores e consumidores. 
Nós, cidadãos, não podemos ficar alheios as espaço que no cerca, exigir a harmonia e a estética agradável da cidade é um direito nosso. Os excessos visuais, que só degradam, precisam ser diminuídos e as empresas devem investir em outras formas de propaganda menos poluidoras. 

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